sexta-feira, 15 de junho de 2012

     = LUGARES DO NORDESTE=
      SERRA DE FIGUEIRA-MOGADOURO
               CAPELA DE S. CRISTOVÃO         
                                                      "" O SANTUÁRIO ""             
        

O  MIRADOURO


                  A PAISAGEM              

S.Cristovão é um Santo  popular em todo mundo no entanto muito pouco se sabe ao certo da sua vida. Morreu no ano 251 depois de Cristo em Anatolia, martirizado. É venerado pela igreja Católica, Ortodoxa, Ortodoxa Oriental,  Anglicana, Luterana e Umbanda.
Festa litúrgica-  25 de Julho no Ocidente e 9 de Março a Oriente.
Padroeiro dos solteiros, transportes( Motoristas,Marinheiros, etc) viagens e tempestades.  
                        (Fonte: VIKIPEDIA)                     

quinta-feira, 14 de junho de 2012

 Edifício da Escola  Primária de Quintas das Quebradas sem consenso e projectos gera animosidade nos habitantes desta localidade! Dar-lhe vida é urgente e não faltarão por certo ideias que venham ao encontro  da vontade das suas  gentes. Como cidadão e Albicastrense que sou alegrar-me-ia que o diálogo prevalecesse encontrando uma solução que viesse ao encontro da vontade de todos tendo sempre  presente o interesse desta bela freguesia e da sua promoção
                                      VISTA PARCIAL DAS QUINTAS DAS QUEBRADAS

terça-feira, 12 de junho de 2012

PREIJAL-"O Cabeço dos Mouros"




                               É na verdade um cabeço  cheio de histórias e lendas que ao longo dos tempos se vão contando! Matéria não falta e estudiosos também não. Para melhor compreender faça uma visita. Guiada ou não, desfrute de uma paisagem ímpar cheia de flores silvestres,ar puro e de frescura da Ribeira de Castelo Branco.




         ZÉ FRANCO, o mestre e criador!! Aldeia Turística "O Sobreiro"
         Esta peça foi oferecida a Jorge Amado aquanda da sua visita a este local no entanto tempos depois  devolveu-a, num gesto sublime por entender que aqui era o seu lugar!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

NEM SÓ OS COGUMELOS EMBELEZAM! EXCELENTE IDEIA PARA A NOVA ROTUNDA OU NÃO FOSSE O NOSSO CONCELHO PRODUTOR DE AZEITE DE ALTA QUALIDADE.

domingo, 10 de junho de 2012

CASTELO BRANCO-QUINTAS-ESTEVAIS Falar da nossa terra e do que ela para nós representa é dever de Albicastrense que se preze esteja ele onde estiver e por isso bem orgulhosa sentir-se-á esta freguesia e suas anexas. Digo isto porque Castelo Branco, Quintas das Quebradas e Estevais são sobejamente locais que por questões históricas e culturais têm divulgação acrescida e na verdade no que concerne a novas tecnologias e utilização das ferramentas disponíveis, a grande potencialidade de recursos humanos e de cedência do seu precioso tempo, gente espalhada pelos quatro cantos do mundo leva ainda mais longe o nome destas localidades. Falar de Castelo Branco, Quintas e Estevais das suas memórias das suas tradições, dos usos e costumes das festividades e do património seja arqueológico civil, etnográfico, religioso ou outro nunca será demais e constituirá uma biblioteca viva para memória futura. Saliento e louvo todo o trabalho desenvolvido pelo nosso conterrâneo “José Luís Pardal” residente no Brasil mas de coração na nossa terra, através do seu blogue, Revisitando Castelo Branco e site sobre Castelo Branco bem como Edgar Teixeira e o digno Dr Rentes de Carvalho autor de uma bela e extensa obra literária. Este Blog agora criado não vai gerar conflitualidade com qualquer dos já existentes nem tão pouco qualquer disputa seja do que for. Os temas manter-se-ão tal como a partilha e a reciprocidade dos conteúdos no que toca á nossa terra mas terá apenas maior abrangência nele publicando o que se achar de interesse geral e oportuno seja ou não da nossa terra.