quarta-feira, 28 de novembro de 2012

LUGARES- TEMPLO DE SANTA QUITÉRIA-FELGUEIRAS


             MONTE POMBEIRO- ACTUALMENTE MONTE DE SANTA QUITÉRIA

Sem dar por ela encontrava-me no Santuário de Santa Quitéria. Na verdade não conhecia muito bem a história desta Santa, apenas que tinha sido degolada, história fascinante, já quanto ao seu local de culto foi de facto a primeira vez que ali fui muito embora não me fosse estranho pelas imagens que todos vamos tendo das festividades e até da volta a Portugal em bicicleta. Excelente interior, altar em talha, este belo Templo implantado no topo do monte permite-nos  uma bela panorâmica em toda a sua volta dando aos amantes de fotografia a oportunidade de dar largas á sua imaginação, no meu caso pessoal não fui feliz pelo dia cinzento mas em nada beliscou o prazer que me deu esta visita que obviamente repetirei e aconselho a quem não conhece.








Isaias Cordeiro

domingo, 25 de novembro de 2012

LUGARES - MINHO-PATRIMÓNIO E PAISAGEM SEM LIMITE


PATRIMÓNIO- CHALÉ ANTIGO PODE ESTAR LIGADO Á LINHAGEM DOS PIMENTEIS.

Fui convidado a almoçar numa pequena aldeia do concelho de Felgueiras em casa de familiares do meu vizinho, local onde chegamos cerca do meio dia.Na verdade não conhecia bem esta região, por ali passei  no tempo do IARN adquirindo aqui e ali vários tipos de têxteis para dar cumprimento ao acordo de fornecimento através de proposta que a minha entidade patronal em Lisboa tinha celebrado. Era óbvio não haver grande tempo para visitas a  monumentos, olhar a paisagem, apreciar o riquíssimo património habitacional da região e na verdade também não seria desta vez possível numa curta tarde fazer muito nesse sentido. Mesmo assim e enquanto aguardava pelo almoço divinamente servido  não me escapou o lindo chalé ali ao lado, pena o seu elevado estado de degradação. Não fosse a história contada pelo nosso anfitrião, não teriam as fotografias o mesmo sentido já que ao longo da conversa me foi dizendo que esta casa era muito antiga o dono já faleceu á muitos anos e chamava-se Joaquim Pimentel. Dos herdeiros nada sabe e raramente aqui vêm gente. Está á  venda  desde á  muito tempo mas nunca a conseguiram vender, pediam muito dinheiro, era muito cara dizia ele. Este homem veio do Brasil, era da família dos Pimenteis,os fidalgos que tinham muitas quintas por aqui no Minho e  segundo dizem, em Portugal por todo o lado. A conversa era na verdade muito interessante no entanto  não via nesta casa ou melhor na sua arquitectura a verdadeira casa senhorial do tipo Solar.É evidente que a tipologia entre as várias regiões difere e pode muito bem ser o caso o que não acredito.Seja como for o Chalé distingue-se dos demais existentes neste lugar e não deixa de ser  arquitectónicamente bonito independentemente de quem a concebeu e habitou.













Isaias Cordeiro

terça-feira, 20 de novembro de 2012

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

SINAIS DO TEMPO - EXPLORAÇÃO DE VOLFRÂMIO


        MINAS DAS PERDIZES-DE VOLFRÂMIO RESTAM  APENAS OS SINAIS
                              Fotografias das Minas depois da reconversão

 Da exploração mineira de volfrâmio (Sheelite) nas Minas das Perdizes  á muito tempo desativadas restam apenas a enorme escombreira, os tanques de lavagem do minério, jazigos e a lagoa na Ribeira Santa, esta com um novo dique construído na altura da reconversão da zona envolvente.

















Isaías Cordeiro 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

LUGARES DO NORDESTE- ENCOSTA DAS PERDIZES


                                    ENCOSTA DAS MINAS DAS PERDIZES

TEMPOS HOUVE QUE FEZ JUS A ESTE NOME. AMANTES DA CAÇA E NATUREZA AQUI DESFRUTARAM  DE  JORNADAS DE CAÇA INESQUECÍVEIS.

Local de excelência para para o exercício da caça sobretudo á perdiz e coelho, já lebre e codorniz não era tão abundante, mesmo assim o suficiente para de quando em vez fazer o gosto ao dedo.Num dos primeiros anos de caça com limite de peças definidas, no caso da perdiz, oito, muitos caçadores de várias linhas tinham atingido o limite a meio da manhã. Pelo meio dia muitos se juntavam  próximo da lagoa a comer a merenda e naturalmente se contavam as aventuras que a manhã tinha  a cada um proporcionado. Com o abandono da agricultura, a consequente falta de cereal e a forte florestação  tornaram difícil a reprodução de todas as espécies e naturalmente tornando o acto venatório menos atractivo.
 




















Isaias Cordeiro