sexta-feira, 29 de março de 2013

terça-feira, 26 de março de 2013

PATRIMÓNIO- MOINHOS DE CASTELO BRANCO-MOGADOURO


                 MOINHO DOS LOPES - MOVIDO A AGUA  DO RIBEIRO DO CASTELO

Situa-se na margem esquerda do ribeiro do Castelo  a cerca  de 300 metros a jusante  da ponte na  estrada que liga Castelo Branco a Quintas das Quebradas, Estevais e estrada nacional 221 já no concelho de Moncorvo. Era  movido a agua recolhida no ribeiro do Castelo que tinha como afluentes na margem esquerda  o ribeiro do Rebolal  e na margem direita o ribeiro das Lameiras. Encontra-se registado na matriz urbana nº 581 mas não se encontram  registos  ou inscrições da data de construção nem se conhece a data da sua desactivação. Sabemos entretanto que era propriedade da  família Lopes cabendo por herança a Belmiro Lopes e adquirido nos anos setenta por Ilídio Camelo natural e residente nas Quintas das Quebradas.
 





Isaías Cordeiro

quinta-feira, 21 de março de 2013

LUGARES DO NORDESTE-LOCAIS DE CULTO-VIMIOSO


                         LOCAIS DE CULTO - UMA PARAGEM UMA ORAÇÃO

                       NICHO NA ROCHA  - MARGEM DIREITA DO RIO MAÇÃS






                           Isaias Cordeiro

segunda-feira, 18 de março de 2013

LUGARES DO NORDESTE- PONTE SOBRE O RIO MAÇÃS


                                                VIMIOSO  -  CARÇÃO 







Isaías Cordeiro

LUGARES DO NORDESTE- MAÇÃS- O RIO DE DUAS FRONTEIRAS


                                  RIO MAÇÃS - DE MANZANAS A SAMPAIO

Rio afluente na margem esquerda do rio Sabor onde desagua junto a Sampaio no concelho de Mogadouro debita nesta altura um caudal  fora do normal  em relação aos últimos anos e consequentemente um grande contributo para a bacia hidrográfica.Tal como o Sabor oferece aos apreciadores de plena natureza  belas imagens em toda a sua extensão que vale a pena registar.








Isaías Cordeiro


domingo, 17 de março de 2013

PATRIMÓNIO - PEÇAS DE LAGAR COM HISTORIA E SABORES


         SINAIS DO TEMPO- OS TEMPOS MUDAM MAS A MEMÓRIA NINGUÉM APAGA
                                             
                                                  PEÇAS DE LAGARES TRADICIONAIS     

As novas tecnologias no fabrico de azeite imperam, os novos lagares em nome da modernidade  colocam de parte peças que são autênticas reliqueas  com muita historia  de trabalho e sabor daquele que é o bom azeite da nossa região. Em  muitos casos e particularmente no Nordeste Trasmontano estas peças decoram rotundas, avenidas, jardins públicos e também muitas casas de habitação. Compreende-se perfeitamente e ainda bem que assim é, a memoria mantem-se viva em plena demonstração de vivência  e trabalho  desde a apanha da azeitona  até ao precioso liquido dourado. Simpaticamente foi-me autorizado a recolha de fotos  no jardim  de uma vivenda na bela cidade de Mirandela,esta que faz jus ao bom azeite Trasmontano.  Excelente exposição de várias peças, moinho, motores entre outros provavelmente objectos pessoais  de alguém  nesta lide envolvido não querendo romper com o passado e para que a memória não se apague.








Aos proprietátrios o meu muito obrigado

Isaias Cordeiro

sábado, 9 de março de 2013

PATRIMÓNIO - MOINHOS DE CASTELO BRANCO-MOGADOURO



                               MOINHO DOS NEVES - RIBEIRA DE CASTELO BRANCO

Moinho movido a água na margem esquerda da ribeira de Castelo Branco-Mogadouro e situa-se a cerca de trezentos metros a montante da ponte nova na estrada nacional 221. Não se conhece a data de construção nem até quando laborou. Era abastecido  pela água do ribeiro do Carvalhal em Vale de Veado bem perto das fragas com o mesmo nome. Encontra-se em alto estado de degradação. È proprietária a senhora D. Cândida Cordeiro Sobral.








Isaías Cordeiro

sexta-feira, 8 de março de 2013

LUGARES DO NORDESTE-ESTAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO


      ESTAÇÃO  DOS CAMINHOS DE FERRO DE FREIXO DE ESPADA Á CINTA

                                               SINAIS DO TEMPO

Não são necessárias muitas palavras para descrever esta estação porque em nada é diferente de muitas outras e do  que delas se tem escrito desde o seu abandono. Politicas erradas da tutela que gere este sector levam á morte um património riquíssimo que era de preservar dando-lhe vida com actividades adaptadas e por consenso dos cidadãos em parceria com as autarquias e o próprio governo. Um muito mau cartaz para promoção do nosso turismo interno e externo. A estrada nacional 221 repete esta imagem em toda a sua extensão!










I

Isaías Cordeiro

sexta-feira, 1 de março de 2013

PATRIMÓNIO - MOINHOS DE CASTELO BRANCO


                                  MOINHO E MOAGEM  DO DOUTOR VIRGÍLIO

Construído  em data que se desconhece exclusivamente para  ser movido a água  assim laborou muitos anos abastecido pela ribeira de Castelo Branco cujo caudal permitia em simultâneo neste termo ter em funcionamento três moinhos fruto das boas nascentes na serra de Vale de Porco e no Carvalhal. Na década de sessenta foi  equipado com potente motor dando mais consistência á real necessidade utilizando os dois sistemas, movimento a água e mecânico.Na verdade, e ao que se consta esta alteração não teve muito a ver com a modernização do moinho mas sim com o travamemento de um suposto alvará que iria ser emitido a favor de Raul Afonso para instalação de uma moagem mecânica  cujas infraestruturas foram  construídas para o efeito na margem direita da Ribeira  ao lado da ponte Romana. Não existem documentos que suportem esta questão mas a verdade é que essa estrutura ainda existente apresenta linhas de construção que poderiam sustentar essa ideia.
Foi adquirido e transformado em casa de habitação e uma vez mais a freguesia perdeu a hipótese de preservar uma autentica relíquia que iria certamente enriquecer o património da aldeia e deste concelho transformando-o  em museu e no ciclo do pão.









Isaías Cordeiro