quarta-feira, 29 de maio de 2013

FIGURAS - ILUSTRE MISSIONÃRIO ALBICASTRENSE


    TENENTE CAPELÃO  ORLANDO MARTINS- DO FINGOÉ A LOURENÇO MARQUES
  
                DO CUMPRIMENTO DE SERVIÇO MILITAR Á EVANGELIZAÇÃO

No cumprimento do serviço militar ao serviço da Força Aérea Portuguesa na África Oriental Portuguesa, Moçambique  mais concretamente, primeiro no Aeródromo Base nº 7  na linha da frente  dos ALL III da esquadra 703 -Vampiros em Tete e posteriormente  a sul no Aeródromo Base nº 8 Lourenço Marques (Actual Maputo) na linha da frente dos C-47 Dakotas   estive destacado em muitos lugares, em  pequenos destacamentos militares  sem  condições  algumas  e em outras substancialmente melhores. Numa destas acções, em meados de Dezembro de 1972  estive  em Fingoé ,unidade já com excelentes condições e foi neste local que encontrei o Tenente Capelão Orlando Martins meu conterrâneo Albicastrense e ilustre Missionário. Mal eu imaginava que a nossa  missão  era transportar de Helicóptero o digno Padre Orlando  de aldeamento em aldeamento  na dupla  missão, Evangelizar e consciencializar as populações levando a mensagem  de que guerra não era a solução.



                                       (Fotos gentilmente cedidas por familiar)

Isaías Cordeiro

domingo, 26 de maio de 2013

PATRIMÓNIO - PEÇAS DE OUTRORA COM VIDA ACTUAL


 MUSEOLOGIA- COMO SE CONSTROI UM PEQUENO MUSEU RURAL E NÃO SÓ.

             AJUDA DE MUITOS PERMITE FALAR UM POUCO DE HISTÓRIA.

Aos poucos e naturalmente com ajuda de muita gente o património do Mini- Museu vai aumentando e o acervo enriquecido com peças de agricultura, profissões antigas e actuais, exploração mineira e demais peças de um cotidiano que por motivos óbvios foram ou vão sendo retirados dos usos  e costumes do dia a dia. Vai crescendo devagar e como em tudo na vida nada se faz num só dia e não teria a mesma graça e interesse  certamente se num ápice tudo aparecesse feito. Por incrível que pareça muitas peças do acervo, talvez trinta por cento são pura e simplesmente fruto de maus hábitos de gente que desconhece a existência de Eco centros  disponíveis para recepção de tudo isto.


 Isaías Cordeiro

quarta-feira, 15 de maio de 2013

LUGARES - LAGO DAS MINAS DA FONTE SANTA


             DESFRUTAR NATUREZA EM PLENA PRIMAVERA MULTICOLOR

 Não é muito vulgar pensar-se que  em plena serra Gajope, entre montanhas e vales, escombros de antiga exploração mineira se esconda um pequeno paraíso  capaz de proporcionar belos momentos aos apaixonados pela pesca e consequentemente desfrutar do perfume   de inúmeras flores silvestres  que uma Primavera meia cinzenta fez desabrochar por todo o lado lembrando Monet, Van Gogh e outros que tão bem descrevem e pintam esta estação de excelência para os apreciadores da natureza. Com a reconversão da zona envolvente das minas  bem como o fácil acesso a este local é seguramente um dos locais  de grande interesse a potenciar não só pela pesca desportiva no lago  mas também pela termas da Fonte Santa. Possui ainda condições excelentes para organização de  caminhadas  a partir das freguesias em redor deste local e porque não a rota do Volfrâmio, a exploração e a comercialização no seu contexto e quiçá um pequeno museu?!
 
 
      




 

Isaías Cordeiro

segunda-feira, 13 de maio de 2013

LUGARES DO NORDESTE - HISTÓRIA DE MINÉRIOS E DE VIDA SOFRIDA


                 COMPREENDER O PASSADO COM  FOTOGRAFIA  DO PRESENTE

                               SINAIS EVIDENTES  DE EXPLORAÇÃO MINEIRA

Nunca é demais  dar um passeio pelas Minas da Fonte Santa, ali  fazer uma pausa e silenciosamente meditar como se ali vivesse ou trabalhasse  nas décadas de quarenta, cinquenta  ou podendo ate ir a uma ou duas décadas anteriores  numa viagem ao passado não tão longínquo como nos pode parecer tal facto ainda sobejamente relatado pelos mais idosos, histórias ricas no contexto de exploração e comercialização do metal precioso fora dos circuitos normais. Procuro desenvolver este tema, sei que não vai  ser fácil mas temos ainda connosco pessoas com uma larga experiência no que concerne ao dia a dia desta actividade. 









 Isaías Cordeiro

domingo, 5 de maio de 2013

CASTELO BRANCO-MOGADOURO-EVENTOS DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS


         A ALDEIA , AS FESTAS RELIGIOSAS, OS EVENTOS OU A PROMOÇÃO DE AMBAS!

                          PROMOVA AS FESTAS DE FORA AS NOSSAS NÃO  OBRIGADO!!

Já não é a primeira vez que me confronto com esta situação! Não compreendo mas também não tenho que compreender, cada um é livre de gostar ou não gostar de ver publicados imagens ou textos referentes a eventos ou promoção das festividades que na nossa terra se desenvolvem. Digo, respeito quem não gosta, mas não aceito a forma como alguém o fez bem como outros o fizeram em outras alturas. Hoje não me foi sequer  dada a hipótese de formalizar e endereçar o pedido  de autorização necessário registar o churrasco que decorria e muito menos as pessoas envolvidas.  Sei que os actos públicos são isso mesmo, públicos e quem não quer a isto estar sujeito não deve neles participar. Pela parte que me toca e se algo de errado cometi peço desculpa pela intromissão, mas radical que sou não vou jamais intrometer-me nem tão pouco participar nesta e futuras  mordomias ou outras acções, sejam elas de que tipo for nesta "Castelo Branco -Terra de unidade que muitos julgam existir".  Com o novo formato, os mordomos de S. Bernardino e Nossa Senhora da Vila Velha  vão ter por certo alguns ajustes a fazer no seu contexto geral de princípios e definições.
Lembro entretanto aos meus amigos, para mal dos meus críticos obviamente, que existem  para além das feijoadas, churrascos, festas e procissões " temas sem fim"  para fazer história através da fotografia e não só, á semelhança do que tenho feito  até agora tê-las-ão  e sempre que possível ao melhor nível. 

Isaías Cordeiro


sábado, 4 de maio de 2013

LUGARES DO NORDESTE-CASTELO BRANCO- MOGADOURO


 CASTELO BRANCO- MOGADOURO-A MINHA ALDEIA COMO NUNCA A FOTOGRAFEI.

                                IMAGENS DESTE INICIO DA NOITE  NÃO EDITADAS










Isaías Cordeiro