quinta-feira, 24 de julho de 2014

PATRIMÓNIO AGRÍCOLA -GARIBANO SERVE DE HABITAÇÃO A CASAL DE ROUXINOIS

       
      CASAL DE ROUXINÓIS (Luscinia Megarhynchos) HABITA NO GARIBANO

 Garibano é um objecto importante e sobejamente conhecido pelos mais idosos  nos meandros da agricultura sobretudo pelos hortelãos. Peça cilíndrica fabricada em chapa galvanizada de pequena espessura para se tornar mais leve e possui no seu eixo um tubo onde se introduz um cabo de madeira cujo comprimente tem em muito a ver com a profundidade  do local onde vai ser utilizado. O leito das ribeiras e riachos em anos de pouca pluviosidade secam  mantendo aqui e ali pequenos poços e na falta  de  outro recurso bombeavam a água por braço humano recolhida para a agueira que a levava aos sulcos para rega das hortas.O exemplar que as fotos mostram é original e por mim adquirido nos anos setenta  para utilização numa horta sita no lugar da Devesa nesta Freguesia de Castelo Branco concelho de Mogadouro. Nos últimos quatro anos serve de habitação a um casal simpático, construtores de habitação com regras engenhosas, metediços e desafiantes, esquifos  o quanto baste,  mas perfeitos na criação das suas quase sempre cinco filhotes.
                               








                                                   






Isaías Cordeiro






quarta-feira, 23 de julho de 2014

PATRIMÓNIO-ENCOSTAS DO DOURO-O RIO E AS QUINTAS


                                      QUINTA DO POCINHO-VILA NOVA DE FOZ CÔA

                                    COMO QUASE TODAS, BELAS PARA  FOTOGRAFAR












Isaías Cordeiro

quarta-feira, 16 de julho de 2014

LUGARES DO NORDESTE- PATRIMÓNIO-MOINHO DO SENHOR FREITAS - PARADELA-MOGADOURO



 MOINHO MOVIDO A ÁGUA EM PLENO FUNCIONAMENTO NA RIBEIRA DE PARADELA -MOGADOURO! MUITO SOLICITADO PARA FINS PEDAGÓGICOS TÊM MELHOR RESPOSTA DO SEU PROPRIETÁRIO  QUE AS RESPOSTAS DO PODER LOCAL AO PEDIDO DE AJUDA PARA  RESTAURO  DESTE PATRIMÓNIO QUE URGE PRESERVAR.


No âmbito do WORKSHOP-CAUSAS SABOR 2013, organizado pelo fotografo Profissional "João Gil" constava  no plano de actividades para além da Fotografia,contacto directo com  gente  do Vale do Sabor  numa perspectiva de tentar compreender junto das populações o seu pensamento  sobre  o que perde e o que se ganha pela total transformação do Rio Sabor  com a construção das Barragens do Baixo Sabor. De cidadãos comuns a Moleiros, Pastores, Olivicultores,Vitivinicultores, Agricultores, Pescadores e outros seriam o alvo uma vez que no terreno, melhor que eles dariam resposta a questões tão importantes  nesta alteração no" modos vivendo "em toda a extensão da bacia criada pelo armazenamento de água e como tal submergir todo o vasto património existente. No que diz respeito a Moleiros de profissão em Moinhos movidos a água não existem e os moinhos  de grosso modo encontram-se em ruínas  e alguns não passam de simples vestígios de ali terem existido. Felizmente ainda temos resistentes. A sua ligação ao Rio Sabor, aos moinhos que nele tinha, um dos quais a funcionar de quando em vez no Salgueiro local de excelência para  os amantes da Natureza e da pesca. Desactivado, posteriormente levantadas as Mós e demais peças que achou por bem guardar. Todo o resto ficará submerso para todo o sempre! O mesmo não aconteceu com o Moinho na Ribeira de Paradela também propriedade do senhor Freitas que ainda hoje come pão feito com farinha do seu moinho. A sua laboração está condicionada pela água por ser" Moinho de Ribeira" mas durante o Inverno e Primavera é possível vê-lo trabalhar. Com simpatia e disponibilidade proporcionou ao grupo participante no Workshop  momentos de rara beleza desde a abertura da agueira, acerto da pressão de água para o Rodízio, caída do grão para a mó e textura da farinha,esta última só mãos hábeis o sabem fazer.
O senhor Freitas é um homem de simplicidade absoluta, modesto, simpático e generoso.Vive de uma pequena reforma  complementada com o seu trabalho na pequena agriculta que tem como a maioria das gentes destas terras. Por falar em complementos digo sinceramente por experiência própria que este tipo de agricultura é sim  um complemento para gastar a reforma. Este moinho precisa de obras, a parede que ladeia a ribeira caiu e foi substituída por um toldo que em nada joga com o meio e a necessidade descaracterizando totalmente a arquitectura do moinho. Por outro lado o acesso nos  seus últimos metros é sinuoso, só  a pé ou  máquinas conseguem lá chegar. Sei que já  pediu ajuda a vários organismos sobretudo à nossa Edilidade mas nunca teve qualquer resposta nem ajudas. Não tem capacidade financeira para reconstrução da parede e da forma em que se encontra breve estará  tudo  num amontoado de pedra perdendo-se assim o único Moinho capaz de laborar no nosso concelho. Com  a sempre disponibilidade do senhor Freitas para receber alunos e Professores e outros visitantes gratuitamente bem merece a ajuda de todos principalmente da  Câmara Municipal de Mogadouro. "VAMOS LÁ AJUDAR A RECONSTRUÇÃO DA PAREDE DO MOINHO!" SALVAR O PATRIMÓNIO É UM DEVER!














     Isaías Cordeiro


segunda-feira, 14 de julho de 2014

LUGARES- A FAP NO PARQUE URBANO DA GUARDA


                                                           

                                                      SOBREVIVÊNCIA  (SURVIVAL)

                                                                   VERYLIHGT`S

Pequenos objectos que fazem a diferença entre possuí- los  e salvar a vida ou correr riscos que podem ser fatais. Já senti a sua falta! Felizmente esta lacuna foi reparada entregando a todos os tripulantes dos Alouettes  e demais Aeronaves esta ferramenta  muito importante sobretudo  para quem dela precisou.
                                                           





Isaias Cordeiro

quarta-feira, 2 de julho de 2014

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "CONSCIÊNCIA DE SI-MESMO


                  PEQUENO APONTAMENTO SOBRE O AUTOR CARLOS LOPES

Certamente muitos de vós não conhece o autor da obra a ser apresentada no próximo dia cinco  na Biblioteca Trindade Coelho em Mogadouro. Referi alguns dados Biográficos conforme consta na minha mensagem anterior, compreendo os amigos que me têm questionado sobre quem é o autor e a ligação afectiva a esta aldeia, Castelo Branco-Mogadouro, devia tê-lo feito mas acho ainda ir a tempo.
O autor Carlos Lopes independentemente  de ter nascido em Angola e residir em Penafiel sempre esteve ligado a esta aldeia, aqui que tem residência, família e muitos amigos entre os quais me incluo. É filho de Belmiro Lopes (Já falecido) e Maria Eugénia Costa  ( Tia do digno ex-presidente do nosso Município  António Abílio Costa). Os seus avós Paternos, José Carlos Lopes e Idalina Ferreira. Tem como referencia o Ilustre Missionário Padre António Maria Lopes de quem  é sobrinho em segundo grau. Reside temporariamente nesta terra onde possui os seus bens de família.




Isaías Cordeiro