domingo, 30 de novembro de 2014

LUGARES DO NORDESTE- TO- MOGADOURO - PATRIMÓNIO


           
                 TO - MOGADOURO- PATRIMÓNIO HABITACIONAL ANTIGO

Bela aldeia do Concelho de Mogadouro, possui um vasto Património, no caso presente refiro-me  apenas ao Habitacional antigo esteja habitável ou não ou simplesmente degradado, dos restantes em tempo oportuno aqui colocarei. Como em quase toda a nossa região predomina o granito, a alvenaria, e as madeiras. Os alçados,varandas, telhados.etc respeitam o tipo de construção Transmontana  que lhe é peculiar. Pena muitas delas não serem aproveitadas dando-lhe vida transformando-as quiçá para Turismo rural que nos últimos tempos tem ganho raízes neste canto do Nordeste Transmontano. Oxalá venham dias melhores e os sonhos se tornem realidade.Os Transmontanos  merecem esses melhores dias porque em todo o sempre foram esquecidos!













Isaías Cordeiro

terça-feira, 25 de novembro de 2014

LUGARES DO NORDESTE- PATRIMÓNIO-VALCERTO-MOGADOURO



              PATRIMÓNIO HABITACIONAL ANTIGO- VALCERTO - MOGADOURO

Em dias de caminhada é sempre dificílimo recolher imagens com alguma qualidade do Património Habitacional, Religioso ou outro, pelas localidades que visitamos no nosso concelho uma vez que estamos sujeitos à disponibilidade ou não do transporte que gentilmente nos oferecem gratuitamente. Mesmo assim dá perfeitamente para ficarmos com uma ideia das aldeias no seu todo e neste caso  sobre o  Património Habitacional antigo. Não me surpreende, antes pelo contrário, em todos os locais por onde passo existe um absoluto abandono de habitações desta tipologia de construção, alvenaria e madeiras que em muitos casos autênticas obras de arte por mãos hábeis construídas. Costumo dizer, habitações de vida sofrida e são-o  sem qualquer dúvida! Muitas destas pertenças são dos que partiram para outras paragens procurando uma vida melhor, emigrantes que por lá ficaram alheios ás suas raízes e ao património que por cá deixaram.








Isaías Cordeiro

sábado, 22 de novembro de 2014

LUGARES DO NORDESTE-RIO SABOR -ZONA DO SANTO ANTÃO DA BARCA


 
            MEMORIAL DEIXADO PARA MEMÓRIA FUTURA BREVE ESTARÁ SUBMERSO

EM TEMPOS ESCREVI NESTA PÁGINA" Até ao fechar das comportas ter-me-ão por aqui"
É verdade, assim foi mas não era  naturalmente um adeus a este local tão calcorreado por mim desde a ano de 2008. Porque foi fascinante e tão belos momentos que por lá passei. Uma cura talvez, um encanto ou a sua biodiversidade, os peixes,  Garça e a Cegonha preta que para mim posaram muitas vezes! E as Romarias? Sim, também essas deixam saudades em todo o seu contexto, do lúdico ao religioso, da merenda junto ao leito, do franco convívio com amigos que já o eram e com outros que por lá se arranjaram entre dois dedos de conversa, do Ti Firmino vendendo as belas facas  Palaçoilas,  retrosaria e como já ninguém tem os cheirosos sabonetes Patti e ainda o meu amigo Izidro e sua família que neste local fizeram vida durante muitos anos. Habituar-me-ei  a esta nova realidade e com ela conviver mas não deixo de dizer "Os sons já não os mesmos e o bater da agua  já não se sente."








Isaías Cordeiro

sábado, 15 de novembro de 2014

SUBSIDIO PARA A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DE CASTELO BRANCO - MOGADOURO


         
 NOITE DE FADOS EM DIA DA INAUGURAÇÃO DA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA

                                                          20 ANOS PASSARAM

Participaram nesta noite de fados,
                               Violas- Professor Jacinto
                                          - Dário A.Pombo
                                Guitarras- Mário Grave
                                                  Armando-Mogadouro
                                 Cantaram- Dr Francisco Pires
                                                   Dário A.Pombo
                                                   Sr Baptista-Mogadouro
                                                   Alberto Peres
                                                    Professor Calisto





Obs.Sei que houve mais pessoas a dar o seu contributo mas não me lembra quem, pelo facto as minhas desculpas. Se consegui saber quem falta disso darei nota neste blog.
O meu muito obrigado por estes momentos.



Isaías Cordeiro

terça-feira, 11 de novembro de 2014

SUBSIDIO PARA A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DE CASTELO BRANCO - MOGADOURO


   
            FADO EM NOITE DE INAUGURAÇÃO DA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA

                                                           20 ANOS ATRÁS

Bela Soiré de Fado de Coimbra e Tradicional ! Infelizmente não estão todos entre nós  com muita pena de toda a gente. Para os que partiram um até breve estejam onde estiverem e aos   que estão entre nós um saudoso abraço dos Albicastrenses. Muitos participaram trazendo a este salão um perfume do Fado, profundamente sentido, de som das cordas e da voz que se entoa e, outros assistiram  com um sentimento que por certo perdurará para todo o sempre guardando na memória belos momentos de confraternização. Pena não haver gravação no entanto estas e outras mais fotos fazem parte do meu acervo  que constituirá um pedaço da história desta Freguesia. Na próxima publicação farei referência de todos quantos nos obsequiaram  com os seus fados, guitarra e violas.






Isaías Cordeiro

sábado, 8 de novembro de 2014

SUBSIDIO PARA A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DE CASTELO BRANCO-MOGADOURO


     
           INAUGURAÇÃO DA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE CASTELO BRANCO
                   
 Decorreram já duas décadas! Depois de uma longa luta difícil tornara-se realidade um espaço há muito desejado pelas gentes de Castelo Branco, Quintas das Quebradas e Estevais, Mesmo havendo intenção de dotar as Freguesias anexas de  estruturas próprias tal como na Sede de Freguesia, era nessa altura de todo  impossível pela pouca capacidade financeira e espaço próprio disponível. Nesta cerimónia estiveram presentes,o Excelentíssimo Dr Francisco, Presidente da Câmara Municipal, Vereadores, representantes da Autoridade local e de outras forças vivas do Concelho bem como muita população da aldeia e Freguesias anexas. A mesa constituída pelo Senhor Presidente da Câmara, Dr Francisco Pires, Armando Emílio Fernandes, Presidente da Junta  em exercício, Raul do Nascimento Afonso e Norberto do Nascimento Martins, dignos ex-Presidentes desta Junta de Freguesia. Deixo para uma outra oportunidade o esclarecimento pormenorizado da história desta obra, das suas dificuldades e entraves bem como dos seus promotores.






Isaías Cordeiro